RAINHA D. Beatriz

Quarto

História

D. Beatriz de Castela ou D. Beatriz de Gusmão nasceu em Saragoça, em 1242 e morreu a 27 de Outubro de 1303, filha do Rei Afonso X, o Sábio, com Mor Guilhen de Gusmão, por isso neta materna de Guilhén Peres de Gusmão e Maria Gonçalves Girão e meia irmã do Rei D.Sancho IV.

Foi infanta de Castela e Rainha de Portugal entre 1253 e 1279. Como parte de uma estratégia para chegar a um acordo com o Reino de Portugal sobre a soberania do Algarve, o Rei Afonso X dá a mão desta sua filha ao Rei D. Afonso III. Perante este acordo, o usufruto do Algarve seria temporariamente cedido até que o primogénito deste casal fizesse 7 anos.

Embora a Nobreza considerasse este acordo e este casamento humilhante, D. Afonso III diz "...se em outro dia achasse outra molher que lhe desse tanta terra no regno, para acrecentar, que logo casaria com ela".

D. Afonso III estava ainda casado com D. Matilde, repudiada em 1253 por esta não lhe dar um herdeiro e esta chega a acusar D. Afonso III de bigamia. Este acaba por ser condenado pelo Papa Alexandre IV em 1258 e obrigado a devolver o respectivo dote, mas esta falece no ano seguinte.

O Papa Urbano IV, sucessor de Alexandre IV, legitimou o casamento de ambos e também os seus três filhos entretanto já nascidos.

D. Beatriz recebeu por doação as vilas de Torres Vedras, Torres Novas e Alenquer. Seu pai teria já doado a esta rainha, em 1244, a vila de Elche e com a morte de sua mãe, em 1267, herda também as terras de Alcarria e Cifuentes, Viana, Palazuelos, Salmerón e Alcocer. Será em Alcocer que toma a custódia do Mosteiro de Santa Clara.

Muito querida por seu pai, no ano seguinte recebe as Vilas de Mourão, Serpa, Moura e seus castelos, o reino de Niebla e os rendimentos reais da cidade de Badajoz.

Mandou construir a Igreja de São Francisco, em Alenquer, mais tarde concluída por seu filho, D. Dinis.

De grande influência sobre a Cúria Régia, esta rainha apoia a aproximação entre os reinos de Portugal e Castela

De seu casamento nascem sete filhos: D. Branca de Portugal, D. Fernando de Portugal (morre no primeiro ano de vida), D. Dinis de Portugal, D. Afonso de Portugal, D. Sancha de Portugal, D. Maria de Portugal e D. Vicente de Portugal (falece também no primeiro ano de vida).

Encontra-se sepultada no Mosteiro de Alcobaça, junto à sepultura de sua filha, D. Sancha.

FAÇA A SUA RESERVA CONNOSCO!

Agende a sua chegada à Casa das Senhoras Rainhas e o número de noites que pretende ficar, nós trataremos de todos os pormenores do seu alojamento.