RAINHA D. ISABEL DE AVIS

Quarto

História

D. Isabel, Rainha de Portugal, também conhecida como D. Isabel de Lancastre ou D. Isabel de Avis, ou mesmo D. Isabel de Coimbra, nasceu a 01 de Março de 1432, em Évora e faleceu a 02 de Dezembro de 1455, filha do infante-regente D. Pedro de Portugal, 1º Duque de Coimbra e de sua esposa, Isabel de Urgel (filha do conde Jaime II de Urgel).

Viveu desde a infância um belo caso de amor com seu rei e primo, D. João V, junto de quem foi criada na corte de seu pai e com quem casa a 06 de Maio de 1448.

Foi donatária de todas as vilas de sua sogra, D. Leonor, mas a sua obra não pôde ser extensa, pois faleceu nova, tal como seus irmãos infantes. De seu casamento nascem D. João, D. João II e D. Joana ou Santa Joana de Portugal.

D. Filipa de Lancastre, infanta, sua irmã mais nova e solteira, que vivia recolhida no Mosteiro de Odivelas, serviu de mãe aos seus filhos. Criou D. João II na veneração da memória do avô materno, preservada por D. João, ao criar o título de II Duque de Coimbra e ao reconstituir a Casa do avô regente a favor de seu filho natural, D. Jorge de Lancastre.

Sofreu bastante com a intriga que caiu sobre o seu pai, urgida pelo 1º Duque de Bragança, D. Afonso, que culminou na Batalha de Alfarrobeira, onde seu pai é assassinado, mas vai obter do rei e seu marido arrependimento pelo tratamento dado ao seu pai, o Infante das Sete Partidas, cuja desgraça tinha causado espanto, escândalo e consternação na Europa de 1449. A reabilitação da memória de D. Pedro ficou manifesta nas grandes cerimónias, ordenadas por D. Afonso V, de trasladação processional do corpo do infante assassinado, pois este deslocava-se para a corte, obedecendo ao chamado do rei, e não estava armado para a guerra, como diziam, e cujo boato originou mesmo a Batalha da Alfarrobeira.

Tal como a maioria dos regentes da Dinastia de Avis, D. Isabel encontra-se sepultada na Capela do Fundador, no Mosteiro da Batalha, tal como seus pais, marido, filhos e netos, sendo este o panteão da Dinastia.

FAÇA A SUA RESERVA CONNOSCO!

Agende a sua chegada à Casa das Senhoras Rainhas e o número de noites que pretende ficar, nós trataremos de todos os pormenores do seu alojamento.